Psicoterapia individual
A psicoterapia individual na minha abordagem são semelhantes às sessões com um terapeuta psicólogo. Nós nos encontramos uma primeira vez para que eu possa conhecer as demandas da pessoa e traçar um planejamento para o processo terapêutico iniciar. Normalmente começo com sessões semanais de até 50 minutos, que são renovadas conforme necessidade.
Não é possível dar uma medida exata com o número de sessões para a obtenção de resultados. Normalmente, o que percebo, é uma margem de seis meses a um ano para este retorno. E há quem prefira e goste de permanecer em terapia por longos períodos.
Durante as sessões, todas as minhas habilitações são utilizadas de acordo com as necessidades que são verificadas e pontuadas sempre em parceria com os pacientes. Inclusive, as demandas e o planejamento podem mudar ao longo do processo.
Eu já escutei que o manejo clínico de um terapeuta não psicólogo carrega a fama de ser mais “rápido” e promover grandes transformações na vida das pessoas. Isso se dá, talvez, por causa do uso de técnicas e metodologias que ajudam o paciente em insights mais céleres acerca de suas problemáticas. No entanto, a continuidade das sessões é fundamental para a manutenção daquilo que foi descoberto. É preciso sustentar aquilo que descobrimos de nós.