Constelação Familiar

A Constelação Familiar é uma ferramenta que ganhou fama pelas mãos do alemão Bert Hellinger. O seu principal objetivo é revelar dinâmicas comportamentais que podem estar por trás de problemáticas na vida do paciente como sintomas, vícios, adoecimentos, conflitos familiares, de relacionamentos interpessoais e amorosos.

Ela pode acontecer tanto presencial quanto online, onde podemos utilizar a presença de outras pessoas, bonecos, âncoras de solo e outras ferramentas que nos ajudam a interpretar as percepções que vêm do suposto campo morfogenético do paciente. É importante sinalizar que se trata de uma prática complementar, integrativa, que não exclui outros tratamentos medicamentosos e terapêuticos em nenhuma hipótese.

Para constelar comigo, a pessoa deve estar em terapia, entrar em contato, realizar entrevista e agendamento. Normalmente, se define antes um tema para a observação do campo e conclusões que auxiliam o paciente em sua busca pessoal. Por exemplo: você pode constelar a sua relação com o dinheiro, um conflito familiar, ou uma repetição de padrão – como atrair para a sua vida sempre o mesmo tipo de pessoa, ou qualquer outro assunto que tenha um sofrimento envolvido.

A Constelação Familiar na minha abordagem costuma ser muito eficaz na obtenção de insights reveladores sobre a questão trabalhada, mas não garante cura ou um processo “mágico” que impacta membros familiares ou a “energia” deles. Alguns consteladores costumam vender essa ideia, que na minha abordagem, entendemos que tem muito mais a ver com a experiência subjetiva e única do paciente diante do que é visto e feito numa Constelação Familiar. Além disso, essa é uma técnica que não foi estudada pela ciência ao ponto de ter comprovações científicas fortes que atestem sua eficácia em 100% ou maioria dos casos.

O seu sucesso se dá pela confiança principalmente no âmbito jurídico, que reduziu a demora nos processos nas varas de família. Na Educação, também obtivemos bons resultados quando aplicada com alunos em dificuldade de aprendizagem. Nas salas de terapia integrativa do Brasil, ela é uma ferramenta requisitada e que foi incluída nas Pics – Práticas Integrativas e Complementares do SUS .

Abaixo, seguem três artigos publicados que vale a leitura para o conhecimento mínimo:

Psicopedagogia e constelação familiar sistêmica: um estudo de caso

A APLICABILIDADE DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA NA
RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS NAS VARAS DE FAMÍLIA

A CONSTELAÇÃO FAMILIAR UTILIZADA COMO MÉTODO DE SOLUÇÕES DE CONFLITOS JUDICIAIS NO BRASIL

ENTRAR EM CONTATO

Menu
Abrir Chat
Posso ajudar?
Olá,
Posso te ajudar?